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terça-feira, 10 de novembro de 2015

[Quadrinho] Selvagem Wolverine #2 e #3

Capa americana da edição #8 por Joe Madureira
Olá pra você que chega ou pra você que volta! Estamos aqui ainda, hehe. Neste post eu resolvi fazer duas resenhas em uma só, são as edições #2 e #3 nacionais de Selvagem Wolverine, decidi fazer assim pois essas duas edições possuem histórias curtas e não achei que valiam um post para cada uma separados, espero que mesmo assim gostem e espero ser claro também, qualquer correção ou dica pode deixar um comentário.

Lembrando que não vou contar o final nem elementos chave da história pra não estragar a experiência da leitura de vocês.


Em Selvagem Wolverine #2 temos duas histórias, a primeira delas envolve o mutante título da revista e a ninja Elektra. Ela o procura para ajuda-la a desmantelar um braço da organização terrorista mística conhecida como Tentáculo (The Hand, em inglês), logo Logan descobre que vai ter de trabalhar pra um antigo inimigo para poder realizar seu trabalho e auxiliar sua amiga de longa data, como eles tem interesses em comum ele não cede nem dá pra trás e resolve ajudar tanto a Elektra quanto o seu “empregador”. Ao se dirigirem para a base da organização os dois entram em confronto direto com “soldados de elite” do grupo, Wolverine tenta conter seu lado animal contra um inimigo dezenas de vezes mais forte do que ele e até o final da edição ocorrem lutas brutais com a participação do mutante, o Homem-Aranha faz uma participação como alivio cômico, não chega a entrar em ação, uma história apenas divertida, nada demais. A participação do “empregador” do Wolverine é um dos pontos fortes da história.

Capa americana da edição #9 por Jock
A segunda história dessa edição é a que eu achei menos legal. Logan está em um planeta estranho, não identificado lutando contra uma espécie de carrapato gigante [?], em momento algum é explicado o que ele está fazendo lá e como ele chegou a este local, logo conhecemos um menino que foi mandado por uma organização (que também não é dito qual que é) para que ele possa rastrear o mutante. Wolverine acaba se afeiçoando ao menino que tem poderes como os deles e juntos eles resolvem destruir essa determina organização para cessar um programa de clonagem que eles estavam usando o Logan como matriz. A história não tem pé nem cabeça, o que vale mesmo é somente as cenas de combate que são o chamariz. O que sobra de talento no Jock pra desenhar lhe faltou pra escrever e desenvolver esse conto.

Capa americana da edição #13 por Phil Jimenez
Já na terceira edição as coisas melhoram um pouco, na primeira história dessa edição é mostrado um flashback do Logan em 1931, ele está na Africa do Sul caçando, só que ao invés de matar alguns elefantes ele acaba se afeiçoando a eles, criando um laço de amizade com aquele bando, é mostrado na história que o Logan visita esses elefantes num período de cinco em cinco anos justamente pela ligação que ele tem com esses animais, depois somos jogados pros tempos atuais, em uma de suas costumeiras visitas, Wolverine descobre que não somente os elefantes, mas outros animais da região estão sendo mortos para terem seus dentes de marfim extraídos, o mutante chega a uma cena de carnificina em que os caçadores já foram, muitos animais ainda estão agonizando com ferimentos abertos e bem feios que foram feito neles apenas para extrair seus dentes para serem vendidos no mercado negro, é aí que Wolverine usa seus instintos de caçador pra ir atrás de quem fez isso a esses animais e também reencontrar o bando de elefantes que é amigo deles a quase um século. A história é ótima porém bem curtinha e levanta muitos questionamentos a cerca do meio ambiente e da exploração de animais selvagens para extração de marfim, vale a leitura.

Capa variante americana da edição #14 pro Phil Noto
E por fim pra mim a melhor história dos dois encadernados, Logan está no Canadá nos anos 1930, na época da lei seca que era vigente tanto nos Estados Unidos como no país de origem dele, Logan em trajes civis da época ajuda o dono de um bar clandestino a esconder suas bebidas e em troca ele toma algumas doses e joga uma conversa fora, até que na porta do homem bate um bando armado, uma gangue típica da época que vendia bebida de baixa qualidade para quem possuía bares clandestinos, acontece que se o dono não comprasse deles não iria comprar de mais ninguém, o caldo engrossa e Wolverine é obrigado a agir, no meio da briga esse dono de bar acaba morrendo e Logan se vê obrigado a cuidar dos quatro filhos do homem (dois meninos e duas meninas, sendo que uma delas é tuberculosa), quando os lideres desse cartel de tráfico de bebidas alcoólicas ficam sabendo que aconteceu aos seus “vendedores” e resolvem ir atrás do responsável, um pouco da história deles é contada e um deles até parece bastante com o Victor Creed, chegando a confundir a primeira vista. O final da história é surpreendente e o decorrer dela é bem triste, aquela moto em que Wolverine é sempre visto nos quadrinhos é apresentada aqui também, o momento em que o Logan a venceu. A história em si mostra um pouco da honra de samurai do Wolverine e a dívida de honra que ele tem para pessoas queridas por ele.

Essas duas edições nacionais mostram histórias curtas e descompromissadas, se passam em períodos diferentes da vida do herói e mostra que o personagem pode ser muito bem usado em qualquer trama de qualquer época sem parecer forçado, de fato Wolverine é um personagem rico pra essas coisas, o escritor que o pega pode localiza-lo em qualquer época ou lugar que pra nós, leitores não fica algo forçado. Tanto o lado humano tanto quanto o lado animal do Wolverine são explorados nessas curtas histórias, somente a segunda história da edição #2 que eu achei bem ruinzinha e sem pé nem cabeça, mas com exceção dela todas as outras valem a pena.

"Vamos lá, faça o seu pior!"
As histórias aqui brevemente resenhadas foram publicadas originalmente nas edições americanas de  “Savage Wolverine #6 à #17”, as edições #6 à #8 possuem roteiros de Zeb Whells e arte de Joe Madureira, as edições #9 à #11 possuem roteiro e arte de Jock, as edições #12 e #13 possuem artes e escrita de Phill Jimenez e por fim as edições #14 à #17 possuem roteiro e arte de Richard Isanove, no Brasil elas foram publicadas em dos encadernados da editora Panini “Selvagem Wolverine #2 e #3”.

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